top of page

Você sabe o que é Hemodiálise?

Entenda de forma descomplicada como funciona esse procedimento!


A hemodiálise é um procedimento em que uma máquina de diálise com um filtro especial chamado de dialisador é usada ​​para limpar o sangue, dessa forma, funciona como um rim artificial. Também é necessário que se implante um acesso venoso no paciente para que o sangue possa ser colocado no dialisador.


Esse acesso venoso pode ser um cateter colocado em uma veia do pescoço ou eventualmente na perna. Ou ainda, o médico realiza uma pequena cirurgia no braço, chamada fístula. O dialisador tem duas partes separadas por uma fina membrana, uma para o sangue e outra para um fluido de lavagem chamado dialisato.


Essa fina membrana tem poros muito pequenos, assim as hemácias, os leucócitos, as plaquetas, as proteínas e outras substâncias permanecem no sangue por serem maiores que esses poros. No entanto, moléculas menores como uréia, creatinina, íons como potássio e outros resíduos menores, passam livremente pela membrana, atingem o dialisato e são eliminados. A hemodiálise pode ser realizada em um hospital, em uma clinica de hemodiálise ou eventualmente em casa.


Geralmente, o tempo de terapia é de 4 horas, três vezes na semana. O médico responsável pela hemodiálise realiza a prescrição, avalia os exames e altera conforme a necessidade do paciente.


A hemodiálise é um tipo de terapia que a maioria das pessoas conhecem. No entanto, existe uma confusão de que a hemodiálise é um tratamento, ou seja, com a finalidade de recuperação da função renal.


A hemodiálise substitui a função renal. Em algumas situações, principalmente em pacientes com insuficiência renal aguda em hemodiálise, existe a possibilidade de recuperação parcial ou total da função renal. Porém não foi a hemodiálise que recuperou a função renal. Nestas situações, existiu uma doença ou uma condição clinica que levou a parada da função renal com necessidade de hemodiálise, mas foi de forma momentânea e reversível. Pacientes com DRC estabelecida, não existe a possibilidade de reversão da função renal, assim, a hemodiálise é mantida de forma continua.



Continue acompanhando para mais posts sobre o tema!


Dra.Melissa Gaspar Tavares

Médica Nefrologista CRM:125.140 | RQE: 46825


Comments


bottom of page