top of page

#Série Dialise Peritoneal: O que é a Diálise Peritoneal?



Bom, vamos relembrar o que é hemodiálise.

Na hemodiálise, o sangue é bombeado para fora do seu corpo, através de um cateter ou uma fístula e chega até a máquina com o filtro. O sangue entra nesse filtro, fica em contato com uma membrana com poros muito pequenos e do outro lado está o dialisato. Então, as impurezas que estão presentes no sangue, atravessam os poros da membrana e atingem o dialisato, depois disso, o dialisato com essas substâncias é jogado fora.


Na diálise peritoneal:

O revestimento interno da barriga funciona como um filtro, porém natural. Esse revestimento interno da barriga é uma membrana também semi permeável com poros muito pequenos e muito vascularizada, ou seja, com muitos vasos sanguíneos. Essa membrana se chama Peritôneo! Daí o nome Dialise Peritoneal!! Assim, o dialisato é colocado na barriga por meio de um cateter e permanece por um período de horas. Os resíduos são retirados por meio do dialisato, que é lavado dentro e fora de sua barriga em ciclos.


Difícil?

Não! Vamos continuar explicando. Da mesma forma que a hemodiálise, a diálise peritoneal precisa de um cateter, mas o cateter serve para colocar o liquido, o dialisato, na barriga do paciente. O cateter se chama Tenckoff, é um cateter bem flexível. Ele é introduzido através de uma cirurgia realizada por um médico e é colocado próximo ao um umbigo.


Mas com o cateter machuca? Não!

Via de regra a presença do cateter é indolor. Porém, quando há infecção da pele ao redor do cateter ou se o cateter está mal posicionado, pode doer sim. Se isso acontecer, um médico ou um enfermeiro sabem como resolver e evitar que te machuque ou incomode.


Mas quanto tempo dura a terapia?

Existem dois tipos de dialise peritoneal: a diálise peritoneal automática (DPA) e a Dialise Peritoneal Continua (CAPD). Na DPA existe uma máquina que realiza as trocas no período noturno. A CAPD é realizada durante o dia, porém manualmente, ou seja, o próprio paciente realiza as trocas. Na DPA, geralmente, o tempo de terapia é de 9 horas, realizada à noite, todos os dias, mas pode variar. Se o paciente ainda tem diurese residual, ou seja, ainda urina e os exames estão bons, pode reduzir o tempo ou eventualmente não realizar todos os dias. Na CAPD, geralmente são realizadas 3 a 4 trocas por dia e o liquido fica de 6 a 8 horas dentro da barriga.


Continue acompanhando mais sobre esse tema, o próximo post vou dar mais detalhes sobre como é possível fazer a dialise peritoneal e se existe uma clínica especializada para esse procedimento.


Dra.Melissa Gaspar Tavares

Médica Nefrologista CRM:125.140 | RQE: 46825

Comments


bottom of page