top of page

#Série Dialise Peritoneal: Como é possível fazer a dialise peritoneal?





Uma vez que o paciente tem indicação de iniciar a Terapia Renal Substitutiva (TRS), o médico nefrologista encaminha o paciente para uma clínica de hemodiálise. Algumas clínicas, contam com o serviço de diálise peritoneal. Então, o paciente que está cadastrado nessa clínica, tem a opção de escolher entre hemodiálise ou diálise peritoneal. Nessas clínicas existe uma equipe especializada em diálise peritoneal com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e nutricionista.


Quem paga a diálise peritoneal? Da mesma forma que na hemodiálise, existem duas fontes pagadoras, o convênio ou seguro saúde e o sistema único de saúde (SUS). Então, o paciente recebe em casa a máquina da diálise peritoneal, bolsas com o dialisato e todo o aparato que precisa para a terapia.


O paciente faz sozinho a terapia? Sim! Porém antes de iniciar a terapia em casa, existe um treinamento tanto do paciente quanto de algum familiar ou cuidador. Assim, a terapia só começa de verdade em casa quando o paciente ou o cuidador estiverem bem confiantes e seguros para fazerem sozinhos.


É possível dormir durante a dialise peritoneal? Sim! É uma questão de costume e de adaptação à rotina.


O quarto precisa ser adaptado para a Diálise peritoneal? Sim, uma adaptação simples. As paredes não podem ter mofo, os cantos com sujeira e o quarto cheio de enfeites, móveis ou objetos que adquiram muito pó por exemplo. Antes de o paciente começar a terapia, no treinamento com a equipe da clínica, o paciente recebe todas as informações e como deve realizar o procedimento em casa.


O paciente precisa dormir sozinho no quarto? Não. O paciente pode compartilhar o cômodo com outras pessoas. No entanto, precisa manter a higiene adequada do quarto.


Continue acompanhando mais sobre esse tema, o próximo post vou dar mais detalhes sobre como é possível fazer a dialise peritoneal e se existe uma clínica especializada para esse procedimento.


Dra.Melissa Gaspar Tavares

Médica Nefrologista CRM:125.140 | RQE: 46825

Comments


bottom of page